geral
Diásporas, Diversidades, Deslocamentos
23 a 26 de agosto de 2010
TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS, NOVAS EXPRESSÕES DA
QUESTÃO SOCIAL E DEMANDAS PARA O SERVIÇO SOCIAL:
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Leidiane Souza de Oliveira1
Introdução
Dada a necessidade da profissão de serviço social entender a si mesma sem se voltar apenas para a sua história, mas de entender-se enquanto parte do processo histórico mais geral, do qual é parte, faz-se nesse trabalho uma análise de alguns elementos centrais que permeiam tanto esse processo histórico, quanto trazem aspectos característicos da inserção do Serviço social e do objeto central sobre o qual se voltam a ação e a reflexão no campo dessa profissão – a questão social.
Considerando ainda que a Questão Social vem sendo debatida quanto ao seu caráter de
“matéria prima do serviço social” e da forma como se expressa frente ao processo de transformação social, ora sendo defendida a sua redefinição na história e, nesse sentido, tendo-se, na visão de alguns teóricos, uma “nova questão social”, ora sendo entendida como a mesma “velha” questão, que tendo como pano de fundo as desigualdades sociais e seus aprofundamentos, ganha novas dimensões e novas formas de se expressar.
Frente a este debate, nos somamos aos que defendem a segunda posição, entendendo que a totalidade dos acontecimentos, o processo de mudanças que envolvem as relações sociais como um todo determinam novos processos organizacionais, que exigem novas maneiras de reprodução da vida social. Para entender-se, a profissão de serviço social não pode deixar de considerar e de apreender todas essas questões, de maneira mais ampla. Partindo desse pressuposto, apreender a dinâmica na qual a profissão se insere, juntamente com o campo sobre o qual atua e interfere – o da questão social. Particularmente, na contemporaneidade, é necessário investigar como essa questão se manifesta no cotidiano profissional e se