Serviço social na contemporâneidade e sua relação com a questão social
RESUMO
O presente artigo abordará uma síntese sobre as mudanças sócio-históricas e político-culturais contemporâneas que influenciaram nas alterações da questão social, modificaram os espaços profissionais e empreenderam novas demandas ao Serviço Social.
Palavras-chave: questão social, espaços profissionais, Serviço Social.
1. INTRODUÇÃO
Diante do momento em que vivemos é preciso estar atento e capacitado para atender as demandas que exigem a prática profissional na contemporaneidade. Os assistentes sociais devem estar preparados para os desafios da contemporaneidade. Fase difícil em que o capital prepondera junto com a revolução técnica industrial que modifica a forma de trabalhar, o processo de trabalho diminui e concomitantemente aumenta um grande contingente de população excluída socialmente. Ou seja, por um lado há o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e por outro há o aumento de uma grande parcela da sociedade privada socialmente. Percebemos que o acúmulo de capital não é sinônimo de igualdade. A cada dia o acesso aos direitos é restrito a população e a questão social se multiplica em diversas bases.
É necessário pensarmos nas transformações ocorridas que afetam o campo da produção. E pensar o serviço social na contemporaneidade corresponde em decifrar a realidade com o compromisso de um serviço ético pautado no respeito à população usuária.
2. DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação dos seus primeiros objetivos político-sociais na relação com a Igreja Católica, que vai influenciar no seu modo de agir através de posicionamentos de cunho conservador. No período que antecede os anos de 1930, a assistência social tinha um caráter totalmente voltado para a caridade e a filantropia, onde era vista como um