Pesquisa científica - o planejamento
Pesquisa científica: o planejamento
Etapas de uma pesquisa científica
A pesquisa científica parte de um problema que deverá ser submetido a um conjunto de procedimentos para que possamos obter respostas e, em alguns casos, soluções. Estes procedimentos são chamados de etapas ou fases. São várias as etapas, mas nem todas estarão presentes em todos os tipos de pesquisa. Em determinadas pesquisas algumas são apresentadas, e em outras, não. Na pesquisa experimental, temos uma etapa em laboratório que não fará parte das etapas de uma pesquisa.
As etapas de pesquisa e suas importantes relações
As etapas são intimamente relacionadas. E para fins didáticos podemos separá-las ou agrupá-las em categorias: 1. Planejamento – refere-se às etapas responsáveis pelo “pensar como será”. 2. Execução – caracteriza pelo conjunto de etapas que “fazem”. 3. Documentação/Divulgação – assume o papel cartorial da pesquisa. Tem a função de reunir em um documento de caráter científico toda a trajetória e também os resultados obtidos e interpretados da pesquisa.
Sendo que cada uma das categorias podem ser divididas em etapas.
Etapas do planejamento (pensar como será): O objetivo é fazer com que o pesquisador saiba exatamente o que ele vai pesquisar, mesmo que, no decorrer da pesquisa, mude de ideia. Às vezes, o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes suficientes para consulta. A escassez de fontes obriga o pesquisador a buscar outras. Para isso ele necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Esse problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo previsto não seja ultrapassado. * Escolha um tema * Revisão da leitura * Elaboração da justificativa * Formulação do problema * Determinação dos objetivos * Planejamento da metodologia das ações/atividades
Etapas de execução (etapas que fazem): * Coleta e tabulação dos dados *