Ética na comunicação organizacional
Índice 1 Introdução 2 1. A Realidade Actual 3 2. O Código de Ética das e nas Organizações 5
3. Ética na Comunicação Organizacional 8 3.1 Algumas actividades de um Profissional de Comunicação Organizacional 11 3.1.1 Caso TAM 11 3.2 Responsabilidade Social nas Organizações 13 4. Exemplos reais de falta de ética empresarial 16 5. Conclusão 18 6. Curiosidades 19 Bibliografia 21 Netgrafia 21
Introdução
Uma empresa ou entidade tem que ser, obrigatoriamente, percebida com um elemento activo do contexto social (cultural, político, económico, etc.) e esse facto remete, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que elas (empresa ou entidade) devam ter com a sociedade como um todo.
A conservação da imagem empresarial é um factor crítico de sucesso para a organização. A presença da ética na cultura organizacional facilita esta conservação, imprimindo uma imagem sólida e transparente no mercado. Com a ética fortemente presente na cultura organizacional, condutas desfavoráveis à imagem podem ser evitadas.
Para que as novas necessidades do mercado sejam atingidas, a ética deve ser encontrada nas relações diárias da organização, entre clientes, colaboradores e fornecedores, ou seja, a empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética dos seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.
Este trabalho objectiva estudar a ética como integrante nas práticas de Comunicação Organizacional, verificar e analisar a influência e a importância da ética sobre a cultura organizacional.
“A ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das actividades profissionais; a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivência nas suas actividades de trabalho” (CAMARGO; 1999, p. 31)
1 - A Realidade actual
Hoje em dia, nenhuma sociedade pode sobreviver sem normas de conduta: há que haver