Medidas com paquímetro e micrômetro
Resumo
Para a realização da aula experimental, foi utilizado um Paquímetro (Mitutoyo - Precisão 0,05mm - Identificação: 95053440) e um Micrômetro (Mitutoyo - Precisão: 0,05 mm).
Mediu-se o lado do cubo, o diâmetro da esfera e o diâmetro e altura do cilindro. Foram realizadas 10 medições com o paquímetro e 10 medições com o micrômetro.
O paquímetro é constituído de uma régua metálica graduada principal (fixa), geralmente milimetrada, ao longo da qual desliza uma régua móvel graduada secundária (nônio ou Vernier) que permite a leitura de frações da menor divisão da escala da régua, cuja invenção é atribuída a Pierre Vernier.
Posicionou-se a peça segundo o tipo de medida a ser executada; fez-se a leitura diretamente na régua fixa da medida em milímetros; procurou-se o primeiro traço da escala do nônio que coincide com um traço qualquer da escala da régua móvel, esse é o valor da subdivisão do milímetro, que completa a leitura da medida.
Após as 10 medidas realizadas com o paquímetro, realizou-se medidas com o micrômetro, que possui uma melhor resolução. É constituído de um parafuso especial chamado de parafuso micrométrico, cujo passo é de 0,5 mm por volta completa. No corpo do instrumento há uma escala graduada em 0,5 mm (escala fixa) e uma escala circular graduada em 0,01 mm, a leitura dos micrometros pode ser “lida a olho”, ou, se houver um nônio, pode ser lida diretamente na coincidência dos traços.
Posicionou-se a peça entre as faces da ponta fixa e da ponta móvel; girou-se o tambor até as faces encostarem-se à peça delicadamente, leu-se o valor do traço da escala fixa e o traço da escala móvel, localizado logo abaixo da linha horizontal da escala fixa.
Anotou-se todos os resultados para calcular a média, desvio padrão e volume de cada série.
Introdução
a) Paquímetro O