Manuseio de paquímetro e micrômetro/ Medidas e programação de erros/ Precisão e exatidão
Campus de Araraquara
Instituto de Química
Relatório de Laboratório de Física I
Prática 1 - Manuseio de paquímetro e micrômetro/ Medidas e programação de erros/ Precisão e exatidão
Introdução:
Foram medidos na aula prática o diâmetro, massa e altura de três diferentes objetos com quatro diferentes instrumentos de medida: uma esfera, um cilindro e um objeto vazados por meio dos seguintes instrumentos: o paquímetro, micrometro, régua milimetrada e balanca semi-analitica. Os resultados das medições variaram de operador a operador e de instrumento a instrumento.
Objetivos:
Esta prática tem por objetivo aprender a manusear os instrumentos de medida apresentados na sala de aula (paquímetro, micrômetro, balança analítica e régua), conhecer a precisão dos instrumentos, aprender a coletar e organizar os dados recolhidos em tabelas, calcular os desvios das medidas realizadas e propagá-los nos cálculos de grandezas.
Metodologia:
A determinação de grandezas físicas utilizando-se de medidas é realizada de maneira estatística, uma vez que possuem uma incerteza proveniente do operador e dos equipamentos utilizados no experimento. Dessa maneira, uma medida repetida diversas vezes com o mesmo cuidado ou procedimento pelo operador, em geral, não apresenta resultados idênticos.
O tratamento estatístico realizado para minimizar as incertezas acerca de um resultado, permitindo-se obter o valor de uma grandeza com as maiores exatidão e precisão possíveis é conhecido como Teoria dos Erros, que busca extrair do processo de medida um valor que melhor represente a grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual o valor real deve estar compreendido.
Para a compreensão deste método de estimativa de erros, foram realizadas medidas com diferentes instrumentos : o paquímetro, o micrômetro, a régua e a balança semi-analítica.
O paquímetro com nônio, conhecido como paquímetro universal, é um instrumento de medição dotado de uma escala e um