Ética, moral, liberdade, declaração universal dos direitos humanos, com a atuação do psicólogo nos diferentes contextos da profissão.
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, podemos dizer que a Ética é a forma que o homem deve se comportar no meio social, é algo que pode ser que ele não concorde, porém que tenha que ser seguido, como se fosse uma norma universal, para algo, ou em determinada atividade que ele faz, por exemplo, para os padres da igreja católica, eles não podem revelar as confissões dos seus fiéis, pois isso seria falta de ética. Outro exemplo, seria um profissional do Departamento Pessoal de uma empresa, usando o seu horário de almoço para comentar assuntos pessoais de funcionários, salários, assuntos confidenciais e etc. A sociedade julga um cidadão que não age com ética, pois ela sim, pode ser considerada também como um valor daquela pessoa, pois uma pessoa que não segue padrões éticos e não se preocupa com isso, com certeza é uma pessoa que tem problemas em convívio com demais pessoas na sociedade e etc.
Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Podemos dizer que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Moral é temporal, cultural, moral é prática, é conduta de regra, aspectos de condutas específicas. Valores morais, que vem de família, criação, realidade que às vezes faz com que ele pense de uma maneira e fique indignado com comportamentos diferentes, por exemplo, uma pessoa com uma criação religiosa, família presente, estuda e etc, tem valores morais totalmente diferentes de uma pessoa criada em rua, sem pai nem mãe, sem oportunidade de educação, com certeza o valores dessas duas pessoas são diferentes.
Liberdade é o que podemos chamar de “asas” para voar… ter liberdade de expressão, livre arbítrio nas escolhas, liberdade para seguir o certo ou errado, liberdade para usar o