Síntese capítulos 01, 02, 03, 04 e 05 do livro Ética e psicologia
Capítulo 01. A ética e seus fundamentos
Nesta obra Passos (2007) busca dissertar sobre o pensamento humano e ético. Tem-se neste contexto a necessidade de breve histórico e uma reflexão filosófica sobre a ética nas sociedades e culturas.
A Ética define-se como uma ciência moral visando orientar o homem como um ser integrante de um Estado, é que ele tem consciência do seu comportamento e por extensão regula o comportamento ético de terceiros.
“O ser humano precisa de laços coma cultura e com as pessoas dentro dos princípios harmoniosos da fraternidade e da solidariedade, sem restrições das suas dimensões intelectuais, afetivas e as sua liberdade (PASSOS, 2007, p. 18)”.
Neste contexto, tem-se a cultura de valores, o seu auto-julgamento, análise, o julgar os outros, definindo o ser humano como ser superior através da sua inteligência e liberdade. Para as condições humanas, o sujeito humano não esta pronto, ele constrói-se com base nas suas ações e nas relações com o mundo físico e social.
Em geral ele tem liberdade de escolher, escolher o caminho, como fazer, as ações e suas conseqüências:
“Admitindo que a liberdade é possível, mesmo diante de elementos limitadores, voltamos a perseguir um conceito com base nos anteriormente apresentados que consiste na possibilidade de o sujeito fazer escolhas, não de forma limitada, mas dentro das possibilidades oferecidas pela vida real (PASSOS, 2007, p. 22)”.
Ao lado da liberdade, a consciência é um dos pilares e condição fundamental para a possibilidade ética, ou seja, ela é a ordem racional do agir e para compreender seus valores e valores do mundo. Outro ponto de destaque é que a consciência moral necessita ser auxiliada pela educação visando a escolhas mais corretas e éticas. O comportamento ético evidencia a ação, como comportar-se eticamente na vida real.
“A realidade colocou novos problemas para a ética, que ela não supunha ser da sua