Ética Moderna
Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes encontramos outra formulação do imperativo categórico que Kant denomina de “imperativo prático”:
“Age de tal maneira que possas usar a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio”
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e outros escritos. Martin Claret: São Paulo, 2006. p. 59.
Em um texto, entre 20 e 30 linhas, relacione a formulação do imperativo categórico apresentada no enunciado acima com a temática principal (o assassinato de uma ativista humanitária em uma área remota do Quênia) do filme “O jardineiro fiel”. (10 pontos)
Ficha técnica - título original: The Constant Gardener; gênero: drama; duração: 02 h 09 min; ano de lançamento: 2005; estúdio: Focus Features / Scion Films Limited / Potboiler Productions Ltd.; distribuidora: Focus Features / UIP; direção: Fernando Meirelles.
Kant, Um Jardineiro Fiel
Sobre Immanuel Kant, e o filme O Jardineiro Fiel, pode-se usar uma metáfora, comparando o filósofo a um jardineiro que cuida da planta do dever moral, para que esta vingue na razão de todos os seres humanos. Para Kant a dignidade humana e o dever são pressupostos importantes para que exista uma ética capaz de atender aos direitos de toda a humanidade, podendo ambos serem cultivados pelo boa vontade. A frase "Age de tal forma, que nunca uses a humanidade, seja em tua pessoa, seja na pessoa de outrem, como meio, mas somente e sempre como um fim" (KANT, 1974, p.61), é o Imperativo Prático de Kant; é um princípio que todos precisam respeitar em suas condutas, segundo o filósofo. Em O Jardineiro Fiel aparecem realidades distintas, éticas discordantes que mostram como as pessoas expressam suas vontades, e como categorizam seus valores. Tessa é uma personagem que vive um contexto de lutas pelo bem social, em meio ao cenário das indústrias farmacêuticas e os testes de