Etica moderna
Recife
2013
1
INTRODUÇÃO
Não é de Hoje que os conceitos de ética e moral são aplicados às sociedades humanas, mesmo os homens primitivos das cavernas tinham sua própria “definição” do que seria moral na sociedade que conviviam, mesmo que não tivessem conhecimento de tal, neste ponto ainda não poderia se dizer que existia ética como hoje, pois segundo Valls:
Tradicionalmente ela é entendida com um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. (Valls, 2008, p. 7).
Ou seja, a ética busca estudar os costumes e ações humanas, analisando toda a bagagem histórico-cultural de determinado povo. Há época não teria como haver este tipo de estudo devido às limitações dos homens primitivos.
Diferentemente de hoje que já temos uma definição de ética e podemos estudar o comportamento desde o surgimento do homem até atualmente. No entanto, a vida por si só e os costumes aprendidos nela já podem ser considerados éticos, pois, já foram assimilados de geração em geração que seriam corretos.
No caso dos nossos antepassados primitivos, o bando tinha normas entre si muito semelhantes aos animais. Existia um líder que organizava e liderava seu bando e essa liderança provinha da força, àqueles que não aceitassem a derrota eram banidos do bando ou até mortos. Os próprios integrantes do bando o recriminavam, pois os que se rebelavam eram tratados como se infligisse as “normas internas” do grupo, ou seja, neste contexto já podemos identificar um comportamento moral por parte do bando, mesmo que ainda muito rústica ou pouco desenvolvida tendo em vista as normas e princípios serem aceitas pela força, costume e tradição. Ou como diria Adolfo Sánchez Vazquéz:
2
A moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo