Familia e sociedade
Da modernidade a pos modernidade.
As famílias no inicio do século XX tinham como característica a hierarquia e o poder era do homem pois ele que tinha o poder econômico era ele quem saia de casa em busca de trabalho / dinheiro.
Na segunda metade do século a família passou por transformações de caráter social,político e econômico e a mulher foi ganhando autonomia o que reformulou a vida conjugal e modificou também a relação entre pais e filhos.Novos comportamentos são adquiridos conforme surgem necessidades e expectativas.A família tem que ser entendida dentro do contexto cultural ao qual pertence.
Alguns aspectos alternativos da família.
De uma estrutura hierárquica a família passa a ser igualitária onde a mulher também sai para trabalhar fora e ajudar nas despesas.Os valores familiares eram definidos pela posição econômica da família.
Após as duas guerras mundiais a família passou por modificaçãoes acentuadas deixando de contar o valor que a pessoa tinha na sociedade e valendo seu lado pessoal seus valores e capacidades .Após a Industrialização a família passou as se constituir da livre escolha fundamentadas no amor tendo o afeto o poder de direcionar decisões e não mais a condição financeira.Houve uma grande reformulação nos papeis masculinos e femininos juntando com a invenção da pílula anticoncepcional nos anos 60 o que fez com que a mulher tivesse uma liberdade sexual maior e o controle da procriação conquistando assim seu espaço no mercado de trabalho.
O processo evolutivo também modificou quanto ao numero de membros da família que antes era constituída por empregados,amigos,parentes de grau distante ficando apenas pais e filho o que colaborou para uma adequação de ideais sendo assim somente os pais responsáveis pela educação de seus filhos.
Fatores externos como cultura,aquisição tecnológica,religião também provocou necessidade de adaptação.A família não e um objeto interiorizado,mas sim um conjunto de