Ética juridica
CURSO DE POS-GRADUAÇÃO A DISTÁNCIA W-PÓS
REJANE MÁRCIA SALES DE SOUZA
ATIVIDADE I
Analise apresentada à Universidade W-Pós como exigência parcial à obtenção de nota na disciplina, Esp III Gestão Social.
Orientador Prof.
BARREIRAS – BA
ABRIL / 2013
Percebe-se que o Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, estando apto para desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais. Este profissional de Serviço Social tem a possibilidade de formular e colocar em prática propostas de sua autoria e encontra-se habilitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais. O que conduz as ações cultivadas por esse profissional é a defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diante de todas barreiras encontradas, o ajuste do perfil profissional é necessário para atender as demandas do mercado de trabalho que estão sendo postas para o Serviço Social na atualidade.
Os avanços e o contornos neoliberais que se dão no auge da crise global de expansão do capitalismo, permeiam a prática do assistente social e promovem o delineamento de um novo perfil profissional.
Nos últimos anos, com a promessa de crescimento econômico, ocorrem rearranjos políticos e, Neste contexto midiatizado por alterações políticas, sociais e econômicas se encontra o Serviço Social como profissão inserido neste processo de mudanças que estão ocorrendo na América Latina e no mundo, pois o Brasil, é profundamente atingido pelas transformações originadas pela globalização dos mercados e o avanço do neoliberalismo, que proclama a redução dos encargos do Estado para minimizar os custos, dentre eles os recursos destinados à implementação das políticas sociais. Portanto, há cada vez mais uma redução maior das responsabilidades do Estado sobre a Seguridade Social e os Direitos Sociais da população.
Estas transformações societárias vêm implicando, não