Ética- fundamentos sócio-históricos
CURSO: Serviço Social; TURMA: 02
PROFª: Viviane Benes
MATÉRIA: Ética Profissional
RESUMO DA OBRA: O QUE É ÉTICA; Álvaro L.M.
I. OS Problemas da Ética
Tradicionalmente ela é entendida com um estudo ou uma reflexão, cientifica ou filosófica, e eventualmente até teológica.
A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
Tratando de normas de comportamentos, deveria chamar-se uma ciência normativa. Tratando de costumes, pareceria uma ciência descritiva. (p.g 7)
Costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas de ética profissional, de ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc. Quando diferenciamos estes ramos do saber, não estamos dizendo que os problemas, na pratica da vida, não sejam complexos e com várias dimensões simultaneamente. (p.g 8)
Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito, assim como o que é aceito entre os índios do Xingu pode ser rejeitado em outros lugares, do mesmo país até.
É claro que, de qualquer maneira, a ética tem pelo menos também uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares. (p.g 10)
“OS VALORES ÉTICOS PODEM SE TRANFORMAR, ASSIM COMO A SOCIEDADE SE TRANSFORMA.”
A ética tem sido também uma reflexão teórica, como uma validade mais universal.
Tais reflexões não deixavam de brotar de uma certa experiência de um povo, e, num certo sentido, até de uma classe social. (p.g 12)
Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.