ÉTICA EMPRESARIAL
Sérgio Luiz Scatolin da Silva1
Ética empresarial é a denominação que se dá à atitude de uma organização quando ela age e conduz seus negócios e suas atividades em conformidade com os valores e regras de boa convivência aceitos e preservados pela sua sociedade.
A boa ética empresarial, portanto, deve privilegiar e incentivar o cultivo de valores do bem, através de uma política consistente e responsável e pela efetiva prática moral.
A postura e conduta ética da organização não se devem limitar ao respeito e à observância das leis e cumprimentos das exigências fiscais e tributárias, mas ir além, sobretudo nas relações com seus colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros.
Tais relações devem ser pautadas por valores de retidão, lealdade, transparência, respeito, sinceridade, honestidade e dignidade, dentre outros importantes. Também os direitos individuais das pessoas e das sociedades devem ser observados e preservados nas relações e ações empresariais.
Abolir a corrupção (ativa e/ou passiva), o suborno, a fraude e a triste cultura do “levar vantagem em tudo” ou a de que “os fins justificam os meios”, são igualmente atitudes e condutas esperadas e desejadas das organizações na condução de seus negócios e no trabalho para consecução de seus objetivos.
A ética empresarial, enfim, consubstancia-se no uso honesto e transparente dos recursos recebidos do meio social e no respeito nas relações com os demais participantes deste mesmo meio em que se insere a organização.
O conceito de ética empresarial completa-se com o exercício pleno e verdadeiro da cidadania corporativa e na assunção, pela organização, de suas responsabilidades sociais