A moreninha
Escola: Centro Educacional Cristão Aluno(a): Diane Rodrigues Professor: George Série: 2º Ensino Médio
Barra do Corda – MA
2014
1. Dados Bibliográficos
MACEDO, J.M., A Moreninha. São Paulo: Àtica, 1982.
1.1 Biografia do autor
Escritor do Romantismo brasileiro em prosa urbana, nasceu na cidade de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro, em 1820. Diplomou-se em Medicina, porém nunca exerceu a profissão de médico, lecionou no Colégio Pedro II, foi deputado duas vezes e tornou-se mais conhecido na literatura.
Além da prosa, foi também poeta, jornalista, professor, historiógrafo e escritor de livros didáticos. O primeiro romance brasileiro, cronologicamente, é o “O filho do pescador”, de Teixeira e Sousa, de 1843, Joaquim Manuel de Macedo escreveu o que é considerado o primeiro romance de qualidade e inaugura o romance urbano, com a obra “A Moreninha”.
O escritor desenvolveu em 36 anos de carreira, 18 romances, 16 peças de teatro, 1 livro de contos e obras didáticas. Não viveu somente da escrita, por cada livro editado o autor receba 200 mil réis, valor irrisório para a época e para o valor artístico de sua obra.
Era considerado um “mestre”, principalmente pelo escritor José Alencar, que também marcou a literatura nacional com grandes obras em prosa romântica, destacando Iracema e Lucíola. Joaquim Manuel de Macedo agradava o leitor burguês e o público feminino, o leitor, em grande parte urbana, se identificava com os acontecimentos descritos no mesmo cenário em que vivia.
1.2 Editora/Edição
Àtica.
1.3 Ano da publicação
1844.
2. Personagens
Filipe, Leopoldo, Fabricio, Augusto, Rafael, D. Joana, D. Violante, D. Caroline, D. Quinquina, D. Clementina, D. Joaquina, Gabriela, D. Luísa, D. Carlota.
2.1 Protagonista
Augusto e D.Carolina (Moreninha).
2.2