Ética Empresarial
A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Pode se definir a ética uma reflexão sobre um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, é agir de maneira correta de forma a não prejudicar o próximo. Ela serve para que haja um equilíbrio e o bem-estar social. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Já do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Sendo assim, cada grupo e sociedade possuem seus próprios códigos de ética.
No âmbito profissional também possuímos normas éticas à qual devemos respeitar e seguir. Temos a definição de Ética profissional como sendo o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta, e que devem ser seguidas no exercício de sua função. A ética, porém, não se aplica somente aos funcionários, mais principalmente as empresas, que devem cumprir os compromissos assumidos e agir de maneira honesta, conforme os princípios morais, para com aqueles que de alguma forma tem relação com ela. Mas muitas vezes isso não ocorre de fato. Uma boa parte dos profissionais e organizações não colocam esses valores em prática e tentam crescer de uma maneira suja e imoral. Contudo, a consciência e principalmente o colocar em prática, do que é certo e errado, do que é ético ou antiético, é algo essencial para o crescimento e reconhecimento do funcionário e das empresas.
Stockholder e Stackholders
A gestão das empresas vem se alterando ao longo dos anos, e o conceito da administração ser direcionada apenas para o cumprimento dos interesses de seus acionistas (stockholder), já não é uma estratégia muito inteligente. As empresas não são formadas somente por eles, mas também por todos aqueles que de alguma forma são afetados e que têm