Tecnologia em sala de aula
John Haley dos Santos Veras1
Resumo
Nesse contexto tecnológico que não para de crescer a cada dia, este ensaio faz uma pequena síntese destacado o uso dos novos recursos tecnológicos disponíveis dentro do ambiente de ensino e aprendizagem, destacando o comportamento do educador frente a esses meios, como usá-los de forma correta para desenvolver suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Recursos tecnológicos, aprendizagem, ensino, interação.
1. Introdução
Novas tecnologias, novos meios vão surgindo com frequência, e a educação por sua vez há de se adequar a esses recursos tecnológicos e mudanças na abordagem pedagógica. O educador precisa estar atualizado tecnologicamente para que possa desenvolver suas práticas pedagógicas fazendo a utilização desses recursos. A instituição de ensino também deve dispor de um ambiente adequado e preparado para que haja condições acessíveis de se desenvolver as práticas educacionais.
O professor tem que estar com sua metodologia de ensino atualizada e preparada para fazer uso dos recursos tecnológicos, pois ele é a chave principal dentro desse contexto.
Torna-se um agente facilitador e intermediário que propicia o ensino e aprendizagem do aluno através da interação entre ambos fazendo uso inovador e inteligente dos recursos tecnológicos disponíveis dentro do ambiente escolar.
2. Recursos tecnológicos, educador e ambiente escolar.
Atualmente, vivenciamos um mundo globalizado e em contínuo processo de avanço tecnológico. Tal fato proporciona uma série de mecanismos que chama a atenção do público infantil. Essas novas tecnologias estão presentes também dentro do campo educacional e o educador assume uma grande responsabilidade ao inseri-las neste contexto, pois cabe ao mesmo desenvolver atividades participativas e que incentivem a aprendizagem do alunado.
1
Graduando do Curso de Pedagogia 2013 na Universidade Federal do Pará Campus Marajó – Breves.
(Email: