Ética do Trabalho
Cada vez mais se torna indispensável compreender o comportamento humano perante o trabalho. Entre os principais comportamentos, encontram-se tanto a ética do trabalho, isto é, atitudes face ao trabalho na sua generalidade, como a satisfação, ou seja, atitudes face a uma determinada situação de trabalho. No entanto, é necessário ter presente que essas mesmas atitudes constituem estados mentais, não sendo estritamente determinantes do comportamento humano. As atitudes são importantes porquanto afeta uma disposição para o ato. A forma de como os indivíduos encaram o trabalho é em grande parte condicionada pela sua ética perante o mesmo, sendo que este conceito tem evoluído ao longo dos tempos, permanecendo como um valor central para a maioria das pessoas. Apesar da sua grande importância individual, a ética do trabalho é variável.
Outro tema central que molda o comportamento humano face ao trabalho é a Motivação, um fator que influencia diretamente a ética no trabalho. A Motivação diz respeito à escolha de uma dada opção quando existe mais que uma, ou seja, trata-se de um conjunto de forças que representam a direção, o nível e a persistência de um dado individuo no que toca à realização de uma dada atividade e/ou tarefa.
Motivação nas Organizações
A Motivação é, atualmente, vista como pedra angular da gestão das organizações. Para melhorar o comportamento organizacional, torna-se essencial compreender o comportamento humano, com foco particular nos fatores de Motivação. Assim sendo, este relatório visa dar a conhecer as principais teorias da evolução do conceito de Motivação.
Uma das primeiras teorias, a teoria clássica ou de Taylor, foi desenvolvida no início do século passado por F.W. Taylor, em que a principal elemento dado como motivador é o dinheiro. Radica do conceito de homo economicus: o homem atua de forma racional e opta sempre pela decisão que maximiza o conjunto das compensações financeiras que ele é suscetível de receber. Ou seja, se