Ética de um Hacker
Douglas de Carvalho, Mariele Gama de Carvalho e Rodrigo Ribeiro. – Acadêmicos do 6º período do Curso de Direito da Faculdade Cenecista de Varginha/MG – 2009.
Resumo: Ética: valores e princípios morais. Derivada do grego ethos (caráter; modo de ser de uma pessoa), a ética é o conjunto de valores e princípios morais onde a conduta humana é norteada. Há um sentimento de justiça social. Construída de um ponto de vista histórico e social, a ética rege a sociedade. Os hackers também possuem uma ética. Uma ética de trabalho, de dinheiro e de livre criatividade. É o que abordar-se-ão neste trabalho.
Palavras-chave: Ética. Hacker. Max Weber.
Abstract: Ethics: moral values and principles. Derived from the Greek ethos (character, way of being of a person), ethics is the set of values and moral principles which human behavior is guided. There is a sense of social justice. Constructed from a historical perspective and social ethics governing the company. Hackers also have an ethics. A work ethic, money and free creativity. This is the approach that will be in this work.
Keyword: Ethics. Hacker. Max Weber.
Introdução
O homem sempre busca sua perfeição humana. As pessoas querem se realizar pessoalmente e profissionalmente. E quem estuda a conduta humana qualificada num ponto de vista do bem e do mal é a ética. Mas, como auferir bondade ou maldade para um programador de internet? Pode-se classificar esse programador em “bonzinho” ou “malzinho”? Eles possuem ética? E que palavra é esta tão ampla e que invoca várias discussões acaloradas?
Referencial Teórico
Hackers e Crackers: suas diferenças e aptidões.
A mídia confunde. Todos confundem, mas a discriminação entre os termos hackers e crackers deve ser fundamentada.
Crackers são os criminosos criadores de vírus e invasores de sistemas. São conhecidos na rede como “piratas virtuais”, ou seja, um verdadeiro ladrão, gatuno, espertalhão e malandro.
Para um hacker, o computador por