Tecnologia dos materias
Administração de Conflitos
As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. Essas diferenças sempre produzem alguma espécie de conflito.
Para que haja conflito deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas
O conflito existe quando uma das partes tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e essa interfere na outra que procura atingir seus objetivos. Essa interferência pode ser ativa (provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (omissão).
O conflito pode ser entre pessoas ou entre grupos. Quando ocorre entre pessoas o conflito pode ser:
• Interno: quando ocorre intimamente dentro de uma pessoa em relação a sentimentos, opiniões, desejos e motivações divergentes.
• Externo: quando ocorre entre duas ou mais pessoas. Níveis de Gravidade do Conflito
O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade: • Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que há o conflito porque sentem a oportunidade de interferência entre seus objetivos.
• Conflito experienciado: quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra.
• Conflito manifesto: quando o conflito é expresso e manifestado através de comportamento, que é a interferência ativa ou passiva, por pelo menos uma das partes.
É importante conhecer algo a respeito de possíveis soluções de conflito: a resolução de um conflito leva a novos e diferentes conflitos e, assim, indefinidamente.
Uma das formas de se avaliar a eficácia da solução é verificar o caráter dos novos conflitos que dela decorrem.
Condições Antecedentes ao Conflito
Existem certas condições que tendem a gerar conflitos em uma empresa. São as condições antecedentes, que são inerentes à natureza das empresas e tendem a criar percepções entre os grupos, as quais conduzem os conflitos.
Existem três condições