Émile durkhem
INTRODUÇÃO
Como é do conhecimento de todos, a sociedade foi constante objeto de estudo para vários pensadores e estudiosos da modernidade. Émile Durkheim com a suateoria funcionalista, que dá atenção especial ao fato social em si juntamente com a visão voltada para a moral de cada indivíduo, esta necessária para que a sociedade funcione plenamente. Durkheim assinala a sociedade à natureza, seu objeto de estudo – fato social – é entendido como coisa, objeto, exteriorizdos, podendo ser observado e analisado dependendo da vontade do indivíduo.
ÉMILE DURKHEIM
Durkheim é considerado um dos principais teóricos da sociologia. Buscava forma de definir essa ciência, formulando com clareza quais deveriam ser o objeto da sociologia. Percebendo a grande importancia da educação para a formação dos individuos na sociedade em que vivem. E vendo que c ada pensador tem que deixar de lado seus sentimentos pessoais em realação ao que vai ser estudado, pois podem vir a distorcer os fatos reais. Tendo assim por finalidade de sociologia não explicar apenas a sociedade, mas sim todo o que gira em torno da sociedade, os estados normais, patológicos (saudáveis ou doentios).
Sua idéia é de que os indivíduos interajam em grupos na mesma sociedade compartilhando valores, crenças, que os mantenham integrados.
Considerando um fato como normal quando desempenha função importante para sua evolução, assim ele afirma que o crime é normal por representar valores que repudiam as ou de manter a harmonia de cada um com a sociedade podemos ver que ela é conseguida através do consenso de cada um, formando um acordo coletivo. Quando colocamos a harmonia em risco, estamos diante de fatos ruins. Portanto um fato normal é quando não passamos dos limites gerais de uma sociedade.
Sua intenção é demonstrar que os fatos sociais tem existencia propria independente do que cada individuo pensa ou faz em particular.