Édipo Rei
Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga, o mais celebrado nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, e era considerado um representante singular do teatro grego antigo. Ele viveu no maior período cultural de Atenas, o apogeu da cultura helênica. Suas tragédias retratam distintas formas de angústia: aquela que decorre da paixão excessiva ou obras do acaso. Era recorrente que as personagens apresentassem perfis próximos: quase sempre tratavam-se de nobres ou indivíduos da realeza. Sófocles escreveu cerca de 120 peças teatrais porém apenas 7 destas sobreviveram em sua totalidade;são elas: "Ajax", "Antígona", "As Traquinídeas", "Édipo Rei", "Electra", "Filoctetes" e "Édipo em Colono".
2. Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: "Édipo em Colono"e "Antígona".
As Obras "Édipo em Colono" e "Antígona" fazem parte da trilogia tebana e retratam os acontecimentos após o exílio de Édipo.
"Édipo em Colono" descreve o desenlace da trajetória do infeliz herói Édipo. Anos após desvendar sua real identidade, encontrava-se velho, cego, mendigo e exilado. Acompanhado por sua filha Antígona, Édipo pediu asilo em Colono, território ateniense. Favorecido por uma visão do oráculo de Delfos, que assegurou proteção divina à cidade que o abrigasse, ele foi acolhido pelo rei Teseu. Isso gerou uma disputa entre líderes, que agora queriam Édipo em suas terras para que pudessem ser abençoados pelos Deuses, entretanto, seus dois filhos encontravam-se absorvidos por ambição e insensíveis em relação ao infortúnio do pai. Ambos disputavam o trono da cidade e foram amaldiçoados por Édipo, o que resultou na ordem de exílio. Após falharem na tentativa de persuadi-lo a voltar a Tebas, o herói falece em Colono.
Na segunda obra, que permite a continuidade da tragédia, Eteócles e Polinice morrem em batalha no mesmo dia lutando por causas opostas. O novo rei, Croente, ordena que Eteócles seja sepultado com as devidas