Ècole des Beaux-Arts
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA III
2014/2
1
INTRODUÇÃO – linha do tempo
2
INTRODUÇÃO
A Ècole des Beaux-Arts é apresentada como referência do
Neoclassicismo, o ensino não defendia um estilo específico, porém enfatizava o processo de concepção do projeto de arquitetura. Tornouse sinônimo de ensino de Arquitetura na França e até certo ponto na
Inglaterra e posteriormente, nos Estados Unidos.
3
INTRODUÇÃO
- A origem da mudança dos ideais da arquitetura se ampara no novo modo de
Conhecer, chamado conhecimento histórico.
- A obra de referência que atualizou o conjunto dos conhecimentos gerais, no século XVIII, foi chamada Encyclopédie [Enciclopédia]. O conceito de Enciclopédia abriu horizontes para a ampliação e a renovação do repertório da arquitetura.
.
- A arquitetura do historicismo refletiu a influência que o conhecimento da história exerceu sobre os arquitetos quando os exemplares catalogados na história da arquitetura passaram a ser utilizados
4
como repertório de projeto
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
A pintura, escultura e arquitetura apareciam entre as artes liberais e as mecânicas nos século XV e XVI, associando-se com as ciências e separandose do artesanato.
O ensino dessas artes ainda era nas Oficinas junto ao artista que transmitia seu conhecimento ao jovem aprendiz. A partir do século XVII e consolidando-se no século XVIII, deslocam-se das Oficinas para as Academias.
ACADEMIAS:
Académie Royale de Peinture et de Sculpture (1648) e associada a ela a
Académie Royale d’Architeture (1671)
5
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Mudanças técnicas e socio-econômicas
- Revolução Industrial (1750-1820) e Ascenção da Burguesia
Entre as mudanças tecnológicas encontram-se métodos novos e melhores para a manufatura de materiais de construção; os progressos científicos ampliaram a compreensão das premissas e necessidades de projetos estruturais.
6
ANTECEDENTES