Áreas de conhecimento do gerenciamento
Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos.
É um conceito utilizado em gestão de projetos para definir as dimensões de atuação no projeto e compreende as seguintes áreas:
Gerência da integração de projetos É o núcleo do gerenciamento, composto de processos que garantem que todas as partes do projeto funcionem juntas do início ao fim, coordenando atividades, recursos, restrições e suposições do projeto, transformando-o em um modelo funcional. Gerenciar a integração do projeto é garantir que os componentes trabalhem simultaneamente, assegurarando que todos os elementos do projeto estejam adequadamente coordenados.
Gerência de escopo de projetos O escopo é o foco do projeto. Tem como finalidade assegurar que esteja incluído todo o trabalho necessário para a conclusão do projeto e serve como guia ou ponto de referência para determinar os recursos, atributos e comportamentos do produto que está sendo criado.
Gerência de tempo de projetos Tem como objetivo descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades. Processo necessário para assegurar a execução do projeto no tempo previsto.
Gerência de custo de projetos Agrega os processos que envolvem planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos, de modo que seja possível concluir o projeto a partir de uma previsão orçamentária.
Gerência de qualidade de projetos São processos que incluem todas as atividades da organização executora e que determinam responsabilidades, objetivos e as políticas de qualidade, de forma que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.
Gerência de recursos humanos de projetos São processos que organizam e gerenciam a equipe envolvida no projeto. Os procesos consistem em: Planejar os recursos humanos, Contratar e/ou mobilizar a equipe, Desenvolver e Gerenciar a equipe de projetos.