Areas de conhecimento Gerenciamento de Projetos
ÁREAS DE CONHECIMENTO DO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Rio de Janeiro - RJ
2013
O Gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus requisitos. O gerente de projetos tende a preocupar-se com algumas necessidades conflitantes: escopo, tempo e custo. Sem o controle dessas necessidades é praticamente impossível gerenciar um projeto com sucesso, respeitar o escopo, o prazo e o orçamento são regras básicas e essenciais no gerenciamento de projetos.
Porém, os gerentes de projetos não gerenciam apenas esses fatores, gerenciam também incertezas, riscos, condições, resultados. É o responsável pelo resultado final do projeto, seja ele negativo ou positivo.
O Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBoK) descreve as 9 (nove) áreas de conhecimento.
As nove áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento são elas:
Integração
Escopo
Tempo
Custos
Qualidade
Recursos humanos
Comunicações
Riscos
Aquisições
Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E a Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.
Um projeto consiste nisso: pessoas (e máquinas) que utilizam tempo, materiais e dinheiro realizando trabalho para atingir determinado objetivo.
Área de Gerenciamento da Integração do Projeto
Define os