ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
1 INTRODUÇÃo
Pretende-se mostrar algumas áreas em que o profissional da contabilidade é exigido.
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é antiga e existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios.
Mostramos como a controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando o modelo de decisão, pois possui acesso ao sistema de informações gerenciais. A sua importância na execução, coordenação e acompanhamento tributário para garantir o sucesso da empresa.
Com os avanços tecnológicos da informação e comunicação, crescimentos econômicos e sociais contribuem para uma reestruturação da gestão empresarial toando assim a Controladoria fundamental.
Temos a auditoria que pode ser entendida com um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Falamos do objetivo da auditoria que é de averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro.
Cada vez mais cada vez mais as sentenças judiciais e arbitrais buscam estar pautadas em laudos técnicos de especialistas contábeis, já que estes propiciam o rigor de investigação, a independência e a confiabilidade de cálculos e opiniões sobre controvérsias como apuração de haveres, lucros cessantes, impugnações fiscais e avaliação de patrimônio líquido e é aqui que entra a Perícia Contábil.
Abordaremos também sobre as Ciências Atuariais, uma área em ascensão, quais seus objetivos, principais características do profissional atuário e onde poderá atuar, como também a ligação com o SUSEP. No Brasil existem diversos tributos exigidos das pessoas físicas e jurídicas, além de inúmeras obrigações acessórias decorrentes dos tributos, os quais devem