trabalho 3º semestre Pedadgogia
1062 palavras
5 páginas
cidade1 - INTRODUÇÃO
Hoje o acesso a educação no Brasil é garantido por lei conforme a Constituição de 1988. Ir para a escola não é privilégio nem assistencialismo, mas direito de todos os cidadãos.
Por isso é importante os educadores refletirem sobre as políticas públicas na Educação Básica. As políticas públicas passam pela nossa responsabilidade de escolha, participação e luta. Uma vez que não basta os cidadãos terem acesso a educação, mas é preciso que a mesma seja de qualidade. Todos na escola. Ótimo! Mas com qualidade. O gestor pedagógico tem a tarefa de cuidar para ter escolas de qualidade. E nessa tarefa o IDEB é uma ferramenta indispensável.
O presente trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica baseada nas aulas, nas web aulas e nos livros das disciplinas apresentados no terceiro semestre de Pedagogia e duas entrevistas a gestores de escolas públicas diferentes da cidade de São Francisco – MG com o objetivo de investigar acerca do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Esse trabalho é necessário porque mostra como o IDEB pode auxiliar os gestores a traçarem metas para melhorar a aprendizagem na escola que estão atuando.
2 - DESENVOLVIMENTO
A educação escolar é estruturada a partir do currículo que pressupõe uma idéia de homem que se quer formar sem deixar de lado a história e a cultura.
O grande desafio é saber se os conhecimentos ensinados estão sendo aprendidos pelos alunos. Por isso, na atualidade, o educador frente à gestão democrática do ensino precisa “acompanhar e avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem, com vista à melhoria do desempenho da escola” 1. Uma ferramenta importante nessa tarefa dos gestores pedagógicos é o IDEB que consiste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: processo que cria uma base de planejamento e informação, sobre a qual todos