Memoria Interna
Memórias Internas dentro do processador, são memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória Cache, registradora. Uma forma de armazenamento usada para mantém dados e instruções a serem processados.
A primeira característica de uma memória é sua Capacidade. Na memória interna, a capacidade é usualmente expressa em função de bytes (1 byte = 8 bits)ou palavras. Os tamanhos mais usuais das palavras são 8, 16 e 32 bits. Unidade de Transferência de Dados na memória interna, a unidade de transferência é igual ao número de linhas de dados do módulo de memória. Embora esse número seja frequentemente igual ao tamanho da palavra, isso não é necessário. Para entender por que, considere os três conceitos relacionados à memória interna a seguir:
- Palavra: unidade natural de organização da memória. O tamanho de uma palavra é tipicamente igual ao número de bits usados para representar um número inteiro e ao tamanho de uma instrução. Infelizmente, há muitas exceções. A representação de números inteiros utiliza 24 bits. No VAX uma palavra tem 32bits e existe uma enorme variedade de tamanhos de instruções, expressos em múltiplos de byte.
Tempo de ciclo de memória: esse conceito é aplicável principalmente a memórias de acesso aleatório e compreende o tempo de acesso e o tempo adicional requerido antes que um segundo acesso possa ser iniciado. Esse tempo adicional pode ser necessário para o desaparecimento de transientes nas linhas de sinais ou para a regeneração dos dados, caso a leitura seja destrutiva.
Taxa de transferência: é a taxa na qual os dados podem ser transferidos de ou para a unidade de memória. Na memória de acesso aleatório, é equivalente a1 / (tempo de ciclo). Para uma memória de acesso não-aleatório, é válida a seguinte relação: T
N= TA+ N / R, onde: T
N: tempo médio para ler ou escrever
N bits;
TA: tempo médio de acesso ;N: número de bits;R: taxa de transferência em bits por segundo