Memória Interna e externa dos computadores
Sara Cibelle de Lima Queiroz Thiago Souza Cunha
Universidade Federal do Ceará UFC
Engenharia de Software Arquitetura de computadores
Prof. Rodolfo Coutinho sara.cibelle.eeepmcc@gmail.com titi95souza@hotmail.com Resumo Esse artigo terá uma breve análise sobre as memórias internas e externas de um computador, suas composições físicas, como elas trabalham, capacidade de armazenamento, prós e contras de cada uma delas, a tecnologia utilizada para a construção da mesma. Palavraschave Memória, armazenamento, composição, interna, externa. Memória Interna Memórias semicondutoras As principais são: RAM Dinâmica (DRAM) e a RAM estáticas(SRAM).
A SRAM é a mais rápida, mais cara e menos densa que a DRAM, ela é usada para a memória cache.
A DRAM é usada na memória principal, ela se divide também em SDRAM Síncrona e DRAM RamBus (RDRAM).
A RDRAM é composta por chips encapsulados na vertical, o chip possui uma comunicação de 28 fios com o processador, por onde o chip troca dados com a memória. Ela necessita de refresh para manter os dados armazenados, mesmo com a energia ligada, esta é comummente utilizada na memória principal de um computador.
Refresh é uma simulação de leitura que é feita em cada localidade da memória que serve para que os dados armazenados sejam reforçados, a memória DRAM precisa disso por conta de ela ser composta por capacitores, que só são capazes de armazenar pouca quantidade de energia e que a perde em pouco tempo.
__________________________________
Memória Interna e Memória Externa dos Computadores
Sara Cibelle de Lima Queiroz.
Thiago Souza Cunha
1
A SDRAM é mais utilizada que a DRAM que não é síncrona, ela sincroniza os dados com o processador e executa na velocidade