Memória Interna
1.Qual é a diferença construtiva entre uma Memória DRAM e SRAM? Qual é a mais rápida para acesso?
Uma memória RAM dinâmica é feita de células que armazenam dados com a carga de capacitores. A presença ou a ausência de carga em um capacitor é interpretada como representação do dígito binário 1 ou 0. Como um capacitor tem a tendência natural para se descarregar, a RAM dinâmica requer uma regeneração (refresh) de carga periódica para manter os dados armazenados. Na memória RAM estática, os valores binários são armazenados usando configurações adicionais como Flip-flops com portas lógicas.
A mais rápida para acesso é a memória estática.
2.Descreva por que em uma Memória Principal a quantidade de Memórias DRAM é bem maior que as SRAM?
No caso de memórias de grande capacidade, o custo fixo do circuito de regeneração é compensado pelo custo menor das células da RAM dinâmica. Portanto, as RAMs dinâmicas tendem a ser mais vantajosas quando a capacidade de memória requerida é maior.
3.Quais são as principais características dos sistemas de memória?
Localização, capacidade, unidade de transferência, método de acesso, desempenho, tecnologia, características físicas e organização.
4.O que indica o termo LOCALIZAÇÃO em um sistema de memória?
Indica se a memória é interna ou externa.
5.Quais são os métodos de acesso das unidades de dados? Descreva cada um deles:
Unidade endereçável: em muitos sistemas, a unidade endereçável de dados é apalavra. Entretanto, alguns sistemas permitem o endereçamento de bytes.
Unidade de transferência: a unidade de transferência de dados da memória principal é o número de bits que podem ser lidos ou escritos de cada vez. Ela não precisa ser igual a uma palavra ou à unidade endereçável de dados.
6.Do ponto de vista do usuário quais são as duas características mais importantes em um sistema de memória?
Capacidade e desempenho
7.Descreva tempo de acesso
Tempo de acesso: em uma memória de