Áreas atuação assistente social
Serviço Social é uma atividade de nível superior que tem como objeto de estudo e trabalho as questões sócias e contam com a contribuição de diversas áreas do conhecimento entre elas a sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia e pedagogia.
Desde seus primórdios até os dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.
A formação do Assistente Social é de cunho humanista, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza.
Dentre as áreas de atuação do assistente social, citaremos Educação, Saúde, setor empresarial e judiciário, ONGs, Terceiro Setor e habitação. A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso do segmento de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente e os fatores que justificam a intervenção do profissional nas áreas citadas é o desafio que o assistente social tem na perspectiva de integrar políticas sociais, respeitando as especificidades de cada área, afim da dignidade e desenvolvimento social que possibilite a mais justa distribuição de bens e riquezas no país.
Educação
O Serviço Social nas escolas deve contribuir com ações que tornem a educação uma prática de inclusão social, de formação de cidadania e emancipação dos sujeitos sociais, além disso, deve identificar fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos relacionados ao campo educacional.
O profissional de serviço social na escola não desenvolve ações que substituem aquelas