Fundamentos
O Serviço Social é uma profissão regulamentada por lei e uma área de conhecimento científico que vem se desenvolvendo hà mais de setenta anos no Brasil. Conta em nosso país com mais de 85 mil assistentes sociais formados e registrados nos seus Conselhos Regionais de Fiscalização Profissional. Numericamente, o Brasil tem hoje o segundo maior conjunto de assistentes sociais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Com as mudanças ocorridas no sistema sócio-econômico-político do Brasil nos últimos tempos, tivemos uma reestruturação no mercado de trabalho em geral e, desta forma, o assistente social também sofreu os impactos destas transformações em relação ao mercado, onde podemos observar uma redução crescente de empregos.. Como profissionais, vislumbramos o Terceiro Setor como um campo promissor para os assistentes sociais. O campo de atuação atualmente abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais.
Áreas de atuação no primeiro setor
São estes os campos de atuação do assistente social no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, previdência, educação, habitação etc. Nas organizações públicas, o assistente social pode atuar ainda nas áreas da criança e adolescente, idoso, portadores de deficiência etc.
Áreas de atuação no segundo setor
Nas organizações privadas, o assistente social pode atuar na área de recursos humanos, uma área que se expande, no gerenciamento, planejamento estratégico, relações interpessoais, qualidade de vida do trabalhador, treinamentos organizacionais, elaboração ou implementação de projetos, programas de prevenção de riscos sociais etc.
Áreas de atuação no terceiro setor
No terceiro setor, nas organizações não-governamentais (ONGs), o assistente social atua diretamente com a sociedade civil organizada e movimentos populares nas áreas de administração e planejamento de projetos sociais, defesa de