Área Livre Comércio
Curso de Administração de Empresas
Área de Livre Comércio
São Paulo
2013
Universidade Paulista - UNIP
Curso de Administração de Empresas
Polo Tucuruvi
2013
São grupos de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre bens importados e exportados entre os mesmos. O propósito é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa.
Ainda se tratando de livre comércio, no ano de 1994, assinada por 34 países da América, a carta de intenções que cria as diretrizes para a implementação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). A formação de um bloco econômico de livre comércio nas Américas tem como objetivo eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegárias entre os países. Cuba não faz parte deste acordo, por imposição dos Estados Unidos. O projeto está parado desde novembro de 2005, quando ocorreu a última Cúpula das Américas. Uma das principais dificuldades para formação do bloco é a enorme disparidade entre a economia dos Estados Unidos, a maior da América. Na maioria desses países que fazem parte do acordo, seria necessário realizar vultosos investimentos em infraestrutura, para que a área de livre comércio funcionasse efetivamente. Por este motivo, países em desenvolvimento da América Central e do Sul temem fraquezas econômicas e pouco desenvolvimento em áreas industriais com sua implantação.
Se entrar em vigor, a ALCA será um dos maiores blocos econômico do mundo, com um PIB (todos os países juntos) de aproximadamente US$ 20 trilhões e uma população de cerca de 850 milhões de habitantes.
Universidade Paulista - UNIP
Curso de Administração de Empresas
Referências Bibliográficas:
http://www.suapesquisa.com/alca http://pt.wikipedia.org/ http://www.significados.com.br/