Análise de investimentos de uma empresa produtora de café
A avaliação de projeto de investimento pode ser obtida através de inúmeros métodos com diversos graus de aperfeiçoamento. Neste trabalho, aplicou-se um estudo no fluxo de caixa (planejamento em 18 anos) da produção do Café Tradicional da região de Franca no estado de S. Paulo, a fim de obter um resultado sobre a viabilidade de investir ou não neste projeto, através das análises do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Pay-Back, Retorno Adicional sobre o Investimento (ROIA), Índice de Lucrabilidade Líquida (ILL) e Análise de Custo-Benefício (IBC). Optou-se também por fazer todas essas análises em dois cenários distintos, primeiro utilizando a taxa SELIC referente ao ano de 2010 e em seguida examinando o comportamento dos indicadores para o caso do investimento ser feito pela taxa PRONAF (2010) de financiamento para agroindústria do Banco do Brasil, de posse da observação desses dois cenários fez-se uma análise comparativa indicando de qual forma seria mais interessante fazer-se o investimento do capital.
Palavras-chave: Café Tradicional; Análise de Investimento; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Pay-Back; ROIA; ILL; Análise Benefício-Custo;
1. Introdução
O mercado atual encontra-se extremamente competitivo, logo a busca incansável na diminuição de custos no processo produtivo tem sido determinante para destaque de empresas em relação aos seus concorrentes.
O café é uma commodity agropecuária que vem crescendo bastante nos últimos anos de acordo com BM&FBovespa. Segundo cálculos do Valor Data baseados nas médias mensais dos contratos de segunda posição de entrega, normalmente são os que apresentam maior liquidez.
Neste artigo foram expostos o fluxo de caixa e os critérios de decisão necessários para a construção da análise investimento, como: Valor Presente Líquido (VPL), Índice de Lucrabilidade Líquida (ILL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Período de Recuperação do Investimento (também conhecido como