Álcool no local de trabalho
DDS – Bebidas no Trabalho
Quem é que não gosta de tomar aquela cerveja gelada ??
Mas pra isso existe a hora e o lugar certo e com certeza não é antes ou durante o trabalho.
No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de absenteísmo no trabalho, o que compromete quase 5% do Produto Interno Bruto – PIB e quarenta por cento dos acidentes nas empresas estão ligados ao uso de drogas.
O uso do álcool afeta diretamente a produtividade do trabalhador e nenhum ambiente de trabalho está imune ao consumo de drogas, pois nas empresas também são refletidos os problemas da sociedade. O álcool afeta o comportamento do trabalhador com constantes atestados, quedas na produção, problemas financeiros e de saúde podendo causar acidentes. Mais de 1.000 brasileiros morrem, por ano, vítimas de acidentes causados por excesso de álcool. Isso porque a bebida alcoólica dá uma falsa sensação de segurança; causa euforia; diminui o controle muscular e a coordenação; prejudica a habilidade de avaliar velocidades, distâncias; reduz a acuidade visual e a capacidade de lidar com o inesperado.
Os filhos de pais alcoólatras têm um risco até 4 vezes maior de desenvolver a dependência. O álcool provoca o desejo mas rouba a performance do homem nas relações sexuais, podendo torná-lo momentaneamente impotente. Se não bastasse, o uso do álcool aumenta as chances de você ter comportamento de risco para a AIDS (transar sem