Leituras
As empresas exigem profissionais ágeis, competentes e, sobretudo, que se comuniquem bem. Esses são os fatores básicos para conquistar o cliente. Esse comportamento de bom relacionamento deve ser mantido, pois assim as empresas se destacarão no mercado competitivo que nos cercam.
A atuação fonoaudiológica vem para tornar esses profissionais diferenciados, uma vez que seu trabalho nesse campo não será clínico e sim empresarial. O fonoaudiólogo atuará no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades comunicativas e prevenção do aparecimento de problemas vocais e auditivos dos profissionais inseridos no contexto empresarial.
O grande afastamento de funcionários de Call Center é devido a problemas vocais, auditivos e/ou posturais. Por isso, o trabalho da Fonoaudiologia nesses centros é de extrema importância para reduzir os custos, otimizar o tempo de trabalho e ainda aumentar o produtividade.
As empresas querem profissionais que compreendam a capacidade saber escutar e falar para que a comunicação estabelecida seja eficiente. Os profissionais devem saber escutar, para compreender e interpretar o que o outro está falando, e assim poder se expressar de forma clara. Para que o ouvinte entenda a mensagem transmitida o profissional deve manter uma intensidade vocal suave, deve haver uma modulação da voz (não demonstrando que está lendo) e velocidade da fala deve ser regular.
2 TRABALHO DO FONOAUDIÓLOGO NO CALL CENTER
Segundo Bacha at al (1999) o fonoaudiólogo pode oferecer treinamentos nas áreas de audição, fala e voz dos teleoperadores e coordenadores de centrais de telemarketing para que melhor desempenhem suas funções e evitem lesionar seus órgãos de audição e fala.
Segundo Liechavicius 2002, o trabalho fonoaudiológico tem como objetivos:
• Auxiliar na escolha adequada dos profissionais na seleção admissional;
• Acompanhamento destes indivíduos em avaliações periódicas;
• Aperfeiçoamento vocal e melhor