águas
HIDROCARBONETOS Os hidrocarbonetos são compostos formados somente por átomos de carbono e hidrogênio. São a chave principal da química orgânica, sendo estes os que dão as coordenadas para a formação das outras funções orgânicas. Esses compostos são divididos em cinco funções que se diferenciam por algumas características (inclusive nomenclatura) entre seus compostos. Sendo elas, os Alcanos, Alcenos, Alcinos, Ciclanos e os Aromáticos. Os hidrocarbonetos não apresentam grupo funcional.
Alcanos: São compostos pouco reativos, conhecidos como parafinas ou parafínicos. Sua principal utilidade é como combustível.
São Hidrocarbonetos saturados (somente ligações simples) de cadeia aberta, podendo ser ramificada. Para nomearmos os alcanos devemos utilizar as regras estabelecidas pela IUPAC, com os prefixos que indicam o número de carbonos utilizando a terminação ANO.
Para entender melhor:
Fórmula Molecular
Número de Carbonos
Fórmula Molecular
Metano
1
CH4
Etano
2
C2H6
Propano
3
C3H8
Butano
4
C4H10
Pentano
5
C5H12
Hexano
6
C6H14
Heptano
7
C7H16
Alcenos: Também conhecidos com olfeinas ou alquenos, os alcenos são hidrocarbonetos mais reativos que os alcanos, pois os alcenos são insaturados e possuem sempre ligação dupla entre os átomos de carbonos. São então hidrocarbonetos insaturados, de cadeia aberta e homegênos. O mais comum dos alcenos é o eteno ou etileno. Este é produzido a partir do refino de petróleo e do gás natural e é utilizado para produzir o polietileno, usado na fabrição do plástico. A nomenclatura dos alcanos segundo a IUPAC conserva os mesmos prefixos, porém usa a terminação ENO.
Exemplo:
Nome do Composto
Número de Carbonos
Fórmula Molecular
Eteno
2
C2H4
Propeno
3
C3H6
Buteno
4
C4H8
Penteno
5
C5H10
Hexeno
6
C6H12
Alcinos: São compostos orgânicos de cadeia insaturada, onde sempre consta ligação tripla entre átomos de carbono. Sendo assim, são