água
Um dos principais problemas relacionados a ocorrência de inundações é o deposito de lixo nas margens de rios e lagos, que acabam entupindo os bueiros, que são responsáveis por conter a elevação da água quando chove.
Apesar dos problemas já mencionados, a principal causa das enchentes é a impermeabilização do solo. Pois com a pavimentação das ruas a água não infiltra para dentro do solo, aumentando a velocidade do escoamento da água e o risco para a população.
Portanto, em função das consequências trazidas pelas enchentes percebe-se que a principal forma de prevenção, é a conscientização da população de que cada um deve fazer sua parte para evitar essas catástrofes. Como por exemplo : não jogando lixo nos rios; evitando o desmatamento e a construção no leito desses córregos, entre outros fatores que podem evitar a ocorrência de enchentes.
6 - Um dos grandes problemas da cidade grande é a impermeabilidade do solo. Existem calçadas, asfalto, áreas cobertas, por onde a água não pode infiltrar, prejudicando o ciclo hidrológico.
Existem redes de escoamento, chamadas de galerias pluviais, por onde a chuva corre depois de escorrer pelos bueiros e encanamentos subterrâneos, que vão para um grande ou pequeno rio. Só que, muitas vezes, o lixo das ruas, sejam folhas ou lixo gerado pelo homem, entopem os bueiros. Se a água não tem para onde ‘correr’ e as redes de escoamento não dão conta do volume de água nos dias de chuvas, ocorrem as enchentes. E esta água das chuvas escorre para os bueiros, cheia de lixo, indo direto para um rio.
Mas qual rio? Existem bacias hidrográficas que funcionam como um grande sistema circulatório. Uma bacia hidrográfica é formada pelo rio principal e seus afluentes. Um rio