Água
A água deve ser vista como um recurso limitado e severamente ameaçado na sua qualidade. Ela não se renova por milagre, nem infinitamente. Há também uma responsabilidade coletiva, que a sociedade deve compartilhar com o governo. Nem todo mundo sabe, mas produzir água potável é um processo bastante caro.
O princípio geral é de que nenhuma água usada deve retornar ao rio ou lago com pior qualidade de que possuía quando foi retirada. É um dever de todos, portanto, preservar a qualidade da água, tanto para o consumo humano, como para todas as formas de vida que vivem ou freqüentam o ambiente aquático.
Afinal, nem todos têm acesso à água potável produzida em estações de tratamento. Boa parte da população urbana do país continua a utilizar-se de poços, bicas ou cacimbas, onde o lençol freático quase sempre está em contato com águas servidas de qualidade duvidosa.
Preste atenção:
- Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto
- Se você deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, estará gastando aproximadamente 23 litros de água
- Manter a torneira aberta enquanto lava a louça de uma refeição significa gastar mais de 105 litros de água
- Lavar o carro com uma mangueira de jardim, em casa, poderá gastar até 600 litros de água, que poderia ser perfeitamente consumida
- Lançar óleo e outras GORDURAS utilizadas em frituras nos vasos sanitários e pias dificulta grandemente o tratamento destas águas servidasO que fazer?
- Mantenha as torneiras bem fechadas, use-as com moderação, e elimine defeitos e vazamentos
- Uma forma econômica de lavar louça é simplesmente racionalizar o processo: se você encher a pia e lavar a louça toda, para somente depois enxaguá-la, economizará cerca de 70 litros de água em cada lavagem
- A lavagem do carro é mais econômica se for realizada utilizando-se de um balde e uma esponja. Neste processo, o consumo de água será de aproximadamente 60 litros.
- Verifique sempre, com atenção, o consumo de água de sua