Trabalho
Teoria dos Sistemas e Ambiente Organizacional
Dourados
2010
Teoria dos Sistemas e Ambiente Organizacional
Fernando Roman Russi
Jeam Martins Alves
Dourados
2010
Sumário
1.Introdução 5
2. Base Teórica 6
2.1Teoria dos Sistemas 6
2.2 Ambiente Organizacional 9
3.Conclusão 11
4. Referência Bibliográfica 12
1. Introdução
Neste trabalho iremos abordar a teoria dos sistemas, bem como seus conceitos, características, tipos e parâmetros que devem ser utilizados nas organizações. O ambiente interno e externo de uma organização também será abordado, mostrando ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos em cada um dos ambientes.
2. Base Teórica
2.1 Teoria dos Sistemas
Três premissas básicas da Teoria dos Sistemas:
a) Os sistemas existem dentro dos sistemas: cada sistema é constituído de subsistemas, e ao mesmo tempo faz parte de um sistema maior, o supra-sistema;
b) Os sistemas são abertos: é uma decorrência da premissa anterior, cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas;
c) As funções de um sistema depende de sua estrutura: cada sistema tem um objetivo ou finalidade e que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
Não é propriamente a TGS (Teoria Geral dos Sistemas) que nos interessa, mas seu produto principal: a sua abordagem de sistemas.
Na Teoria dos Sistemas a ênfase é dada à inter-relação e interdependência entre os componentes que formam o sistema que é visto como uma totalidade integrada sendo impossível estudar seus elementos separadamente. O conceito de sistemas passou a dominar a ciências e principalmente a administração. A Teoria dos Sistemas introduziu-se na teoria administrativa por várias razões:
Necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforço tentado sem muito