ÁGUA DESPERDÍCIO E USO CONSCIENTE
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual .Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini.
Tutora de sala: Andrise Teixeira.
Cascavel
2014
INTRODUÇÃO
A escassez e o desperdício de água doce constituem hoje, uma ameaça crescente ao desenvolvimento das nações e a proteção ao meio ambiente. Tendo em vista que seu uso exorbitante tende a se tornar preocupante, pois no ambiente doméstico o homem chega a um consumo de 40 a 200 litros diários. E por mais que o Brasil apresente altos índex considerado abundante desse liquido é necessário que se desempenhe métodos e alternativas para precaver o desperdício e escassez do mesmo. Nesse contexto, fazem-se necessárias ações que visem conscientizar a população em gera do risco gerado pelo mau uso da água, buscando assim, assegurar para as atuais e futuras gerações não só a necessária disponibilidade desse recurso, mas também a sua qualidade, visando à conservação das fontes hídricas, como também a racionalização e consumo responsável de água potável. Tendo como objetivos conscientizar e sensibilizar a população e autoridades competentes do quanto à importância da água para a melhoria da qualidade de vida; Mostrar métodos e alternativas de reaproveitamento que visam o uso racional da água, promover uma metodologia de pensar e agir, inclusive mudando os hábitos, usos e costumes da população.
Entre a captação de fontes de abastecimento até a torneira do consumidor final, o Brasil perde grande quantidade de água nos processos de tratamento e distribuição. Segundo dados do estudo “Atlas do Saneamento 2011”, realizado pelo IBGE (Brasileiro de Geografia e Estatística), em cada dez municípios, seis