África Austral
No campo de acção do trabalho no módulo de Deontologia ePrincípios Éticos, achei por bem e em consonância com asFormadoras Eva Manuel e Célia Cunha, descrever neste espaço umtema, “Globalização em África” que ao mesmo tempo me diz muito,como também excessivamente me entristece.
De acordo com estetema vou dar mais ênfase a própria África em si (ao mal que lhefizeram e continuam a fazer) e complementar com alguns pontos emtermos da globalização. Para a realização deste trabalho recorri aalgumas fontes de informação, particularmente a Internet
A África Austral
A África Austral, também chamada de África Meridional ou Sul de África é a parte sul de África, banhada pelo Oceano Índico na sua costa oriental e pelo Atlântico na costa ocidental. Normalmente considera-se a África Austral formada pelos seguintes países:
África do Sul; Angola; Botswana; Lesoto; Madagáscar; Malawi; Maurícia; Moçambique; Namíbia; Suazilândia; Zâmbia; Zimbabwe.
Estes países e ainda a República Democrática do Congo, a Tanzânia e as Seychelles (que são geralmente considerados parte da África Oriental) formam a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (ou SADC, do seu nome em inglês, “Southern Africa Development Community”). A maioria destes países são ainda membros daCOMESA (“Common Market of Eastern and Southern Africa”).
As Comunidades para o Desenvolvimento da África Austral
A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (conhecida por SADC, do seu nome em inglês, Southern Africa Development Community) é a organização sub-regional de integração económica dos países da África austral.
Os seus membros atuais são: África do Sul; Angola; Botswana; República Democrática do Congo; Lesoto; Madagáscar; Malawi; Ilhas Maurícias; Moçambique; Namíbia; Suazilândia; Tanzânia; Zâmbia; Zimbabwe.
A sede da SADC encontra-se em HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaborone" \o "Gaborone" Gaborone, no Botswana.
As línguas oficiais da Comunidade são o