A evolução historica da africa austral
Desde que os Fenícios começaram a estabelecer colonias na costa africana do Mediterrâneo, por volta do seculo 10 a.C.
Seguiram-se os gregos a partir do século 8 a.C. os romanos no século 2 a.C., os Vândalos, que tomaram algumas colonias romanas já no século 5 da nossa era, seguidos pelo Imperio bizantino, no seculo seguinte, os Árabes, no seculo 7 e, finalmente, os estados modernos da Europa, a partir do século 14.
A colonização fenícia
A Fenícia foi um antigo reino cujo centro se situava na planície costeira do que é hoje o Líbano, no Mediterrânio oriental. Esta civilização desenvolveu-se entre os seculos 10 e 5 a.C., estabelecendo colonias em todo o norte de Africa. Uma das colonias fenícias mais importantes desta região foi Cartago.
A colonização grega
A partir de 750 a.C. os gregos iniciaram um longo processo de expansão, formando colonias em várias regiões, como Sicília e sul da Itália, norte da França, na costa da Península Ibérica, no norte de Africa, principalmente no Egito, e nas costas do mar Negro. Entre os seculos 8 e 6 a.C., fundaram ai novas cidades, as quais chamaram de apoikias, palavra que pode ser traduzida por “nova casa”.
A colonização romana
Em 146 a.C. Cartago foi destruído por Roma no que se pode com siderar a implantação daquele Imperio no Norte de Africa. O Imperio Romano dominou toda a Africa Mediterrânica, ou seja, a parte norte da africa e que rodeia o Mar Mediterrâneo, quando ocorreu a descolonização na Africa.
A colonização árabe.
A colonização dos Árabes ocorreu durante os seculos 8 e 9 e abrangeu todas as terras que formam o Deserto do Saara e grande parte e a zona costeira da Africa Oriental.
Omã
Durante o seculo 18 o Omã estabeleceu varias colonias ultramarinas, dentre as quais estão o Balochistão (atual Paquistão), as Comores, Moçambique, Madagáscar e Tanzânia. Porem, com o declínio do sultanato, tais colonias foram perdidas quando, em 1891 o sultanato vira protetorado britânico.