Ácidos
1. Acido nítrico HNO3
Uso: A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes.
Riscos: Pode causar fogo, em contato com combustíveis. Gases inflamáveis podem ser formados, em contato com metais. Gases venenosos são produzidos, quando aquecidos com óxidos de nitrogênio. Também é corrosivo.
2. Ácido Clorídrico HCL
Uso: Agente de acidificação em poços de petróleo; intermediário na fabricação de produtos químicos; redução do ouro; processamento de alimentos; limpeza e decapagem de metais; acidificação industrial; limpeza geral; álcool desnaturado.
Riscos: Não é inflamável. Pode produzir gás inflamável em contato com metais. Produz vapores tóxicos e irritantes quando aquecido. Evitar a presença de hidrogênio nas instalações a serem soldadas. Reação violenta com água e vapor, contato com a pele e olhos. Corrosivo a pele e pode causar severas queimaduras se não for removido por meio de lavagem com água.
3. Ácido acético CH3COOH
Uso: Como condimento em saladas ( vinagre )
Como solvente
Síntese de perfumes e corantes
Preparação da seda artificial
Neutralização de filmes e papéis fotográficos
Tinturaria
Imprensa
Obtenção de sais metálicos para a fabricação de tintas e inseticidas.
Interruptor da revelação de filmes e papéis fotográficos
Produção da aspirina.
Riscos: corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta e congestão pulmonar.
4. Ácido perclórico HCLO4
Uso : Os sais do ácido perclórico são oxidantes poderosos que frequentemente são usados em composições explosivas, incluindo propelentes de foguetes, tal como o perclorato de amônio. Percloratos tendem a ser menos reativos que suas contra-partes, os cloratos, os quais os quais tem sido menos usados em pirotecnia devido a razões de segurança. Percloratos são venenosos para plantas e por isso são usados como herbicidas, preferencialmente aos cloratos. É utilizado em análise de cinzas