Ácidos
DE
QUÍMICA
Centro Integrado E.P.C
Aluno: Obede dos Santos Marques Júnior
Professora: Marília
Disciplina: Química
Ano: 1°
Turma: B
Turno: Matutino
Chuvas Ácidas
Conceito:
Chuva ácida é um fenômeno que ocorre devido a poluição atmosférica, com a liberação de óxido de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que provoca um grande problema ambiental.
Substâncias e reações químicas envolvidas:
O Enxofre
O enxofre é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis, principalmente no carvão mineral e no petróleo, que ao serem queimados também promovem a combustão desse composto, de acordo com as seguintes reações químicas: S (s) + O2 (g) ---> SO2 (g) 2 SO2 (g) + O2 (g) ---> 2 SO3 (g)
Os óxidos ácidos formados reagem com a água para formar ácido sulfúrico (H2SO4), de acordo com a equação: SO3 (g) + H2O (l) ---> H2SO4 (aq) ou pode também ocorrer a reação seguinte, formando-se ácido sulfuroso (H2SO3): SO2 (g) + H2O (l) ---> H2SO3 (aq)
O Azoto
O azoto (N2) é um gás abundante na composição da atmosfera e muito pouco reativo. Estes motores são atualmente os maiores responsáveis pela reação de oxidação do azoto. Os óxidos, ao reagir com água, formam ácido nitroso (HNO2) e ácido nítrico (HNO3), de acordo com as seguintes reações químicas:
Na câmara de combustão dos motores, ocorre a seguinte reação química:
N2 (g) + O2 (g) ---> 2 NO (g) O monóxido de azoto (NO) formado, na presença do oxigênio do ar, produz dióxido de azoto: 2 NO (g) + O2 (g) ---> 2 NO2 (g) Por sua vez, o dióxido de azoto formado, na presença da água (proveniente da chuva), forma ácidos de acordo com a equação:
2 NO2 (g) + H2O (l) ---> HNO3 (aq) + HNO2 (aq)
Pode também dizer-se que as chuvas "normais" são ligeiramente ácidas, pois apresentam um valor de pH próximo de 5,6. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando um ácido fraco, conhecido como ácido