Ácidos e bases
INTRODUÇÂO:
Função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes. As principais funções da química são: ácidos, bases, sais e óxidos.
Antes da teoria de Arrhenius os ácidos eram conceituados através de uma série de propriedades como: • Têm um gosto azedo; • Reagem com certos metais produzindo hidrogênio; • Reagem com carbonatos e bicarbonatos produzindo dióxido de carbono; • Torna róseo o papel tornassol azul.
Já as bases eram conceituadas através de uma série de propriedades como: • Possui sabor adstringente, insto é amarra a boca; • Torna a pele lisa e escorregadia; • Torna azul o papel tornassol róseo.
MODELO DE ARRHENIUS:
Em 1887, o cientista sueco Svante Arrhenius propõe que:
Base, hidróxidos ou substâncias alcalinas é toda substância que em água sofre dissociação e produz como íon negativo apenas OH- e torna o outro elemento um íon positivo.
Ácidas são substâncias que ao entrar em contato com água sofrem ionização e produzem o íon positivo H+ e o íon negativo do outro elemento.
Tendo estes conceitos de dissociação em mente, Arrhenius definiu um ácido como sendo um composto, que dissociado em água, libera íons H+. H2SO4(l) [pic] 2H+(aq) + SO42-(aq)
Arrhenius definiu as bases como sendo compostos, que dissociados em água, libera íons OH-. NaOH (s) [pic] Na+(aq) + OH-(aq) Quando se mistura uma substância ácida com outra básica, ocorre o que chamamos de reação de neutralização, que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calor ao ocorrer. As reação de neutralização se baseiam na reação entre os íons H+ (do ácido) e os íons OH- (da base), formando água como um dos produtos. H+ + OH- [pic] H2O A definição de ácidos e bases de Arrhenius é utilizada até os dias atuais, entretanto, ela se aplica a poucas substâncias, principalmente, às que possuem H+ e OH- para serem liberados e só em meio aquoso. MODELO DE BRONSTED E