ácidos e bases
APLICAÇÕES DOS PRINCIPAIS ÁCIDOS
Ácido clorídrico (HCl)
O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático;
Recipiente contendo ácido muriático É encontrado no suco gástrico, produzido pelas células parietais, responsável pela acidez estomacal;
Esquema representativo do estômago contenta suco gástrico (HCl)
É um reagente muito usado na indústria e no laboratório; É usado na limpeza de pisos após a caiação das paredes (cal hidratada Ca(OH)2) , para remover os respingos de cal;
HCl(aq) + Ca(OH)2(s) → CaCl2(aq) + 2 H2O É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais.
Ácido fluorídrico (HF)
Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de plástico, por esta razão é usado para fazer gravações sobre o vidro.
Vidro de um automóvel com gravação do número do chassi feita com HF
Ácido cianídrico (HCN)
· O HCN é o gás de ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg por litro de ar é imediatamente mortal; · É o gás usado nos estados americanos do Norte que adotam a pena de morte por câmara de gás; · A primeira vítima do HCN foi seu descobridor, Carl Wihelm Scheele, que morreu ao deixar cair um vidro contendo solução de HCN.
Câmara de gás utilizado em execuções nos EUA
Ácido sulfídrico (H2S)
· O H2S é um gás incolor, mais pesado do que o ar e inflamável com um forte odor desagradável de ovos podres. Esse gás é algumas vezes referido como "gás de cano de esgoto". Em pequenas concentrações ele pode irritar os olhos e atuar como depressivo; em elevadas concentrações ele pode provocar irritação do sistema respiratório superior e, durante longas exposições, edema pulmonar. Sendo mais denso que o ar, o H2S pode acumular-se em depressões e cavernas.
Aquecendo as mãos no gêiser (deserto chileno nos