Ácidos e bases
Svante Arrhenius, químico sueco, desenvolveu através de experimentos realizados em 1884 novos conceitos sobre Ácidos e Bases sendo eles os seguintes:
Ácidos
É todo aquele que contém hidrogênio e reage com a água para produzir íons hidrogênio (ou hidrônio)
Bases
É todo composto que produz íons hidróxido/hidroxila em água. Os compostos que seguem esta definição são ácidos e bases de Arrhenius. Por exemplo o HCl é um ácido de Arrhenius pois gera H3O+ em água, mas CH4 não é um ácido de Arrhenius pois não libera hidrogênio em água. Semelhantemente, NaOH é uma base de Arrhenius pois gera OH- em água. O sódio metálico produz OH- em água, mas é um elemento e não um composto, não sendo assim uma base de Arrhenius.
Características
- Têm um sabor azedo (como exemplos: o vinagre deve o seu sabor ao ácido acético, e o limão ao ácido cítrico).
- Causam mudanças de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho).
- Reagem com certos metais (como o zinco, o magnésio e o ferro) produzindo hidrogénio gasoso.
- Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dióxido de carbono gasoso.
- As suas soluções aquosas conduzem a eletricidade.
Substancias Alcalinas
São substâncias que possuem PH acima de 7.É como o hidróxido de sódio (soda caustica), de alumínio ou qualquer outra base.
Elas reagem com os ácidos formando sal e água (neutralizando). Por isso tomamos hidróxido de alumínio pra combater azia, ele neutraliza a ação do HCl do estômago.
Indicadores de Acidez
Acidez dos matérias da escala do pH
É muito simples entender essa parte, quanto mais ácido a substancia obter menor será o nível do pH e mais forte será a cor, quanto menos ácido a substancia obter maior será o nível de pH e mais fraca será sua cor.