Ácidos e bases
O pH significa potencial de hidrogênio iônico e define o quão ácido, neutro ou alcalino é um meio. É uma medida logarítmica que indica a concentração de íons de hidrogênio.
2 - Descreva e explique a escala de pH.
A escala de pH varia de 0 (acidez máxima) à 14 (basicidade máxima). Em 7 pH, que é bem na metade, há um equilíbrio entre acidez e alcalinidade, sendo uma solução neutra. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
[pic]
3 – Mencione e explique as características e as propriedades dos ácidos e das bases.
Geralmente o ácido caracteriza-se por ser algo azedo, enquanto que a base por ser algo escorregadio ao tato.
A solução é ácida se íons hidrônio são encontrados em uma solução. Na solução aquosa, os ácidos dão origem a cátions ou ânions e são condutores de eletricidade. Eles podem alterar a cor de algumas substâncias chamadas indicadores. Os ácidos reagem com as bases na reação de neutralização, havendo a formação de sais e água.
As bases são semelhantes ao sabão quando tocadas, tem sabor adstringente, contêm o grupo hidroxila e decompõem-se quando aquecidas. Em solução aquosa conduzem corrente elétrica, tornam a fenolftaleína incolor vermelha e o azul tornassol vermelho. Alguns metais formam mais de uma base, sua valência maior é indicada pela terminação ico e a menor pela terminação oso.
4 – Explique e exemplifique o que são indicadores químicos do pH.
Os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Eles mudam de cor na presença de íons hidrônio e hidroxila livres em uma solução.
Exemplos:
Papel de tornassol: os ácidos tornam o papel vermelho e as bases o tornam azul.
Solução de Fenolftaleína: não muda a cor dos ácidos e torna as bases rosa.
Solução de Metilorange: ácidos rosa e bases amarelo.
[pic]
5 – Mencione o maior número possível de ácidos encontrados e usados em