ácidos e Base
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que reciclam os elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Este ciclo é o movimento de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da terra.
Dentre esses ciclos quatro são os mais importantes: o da água, o do gás carbônico, o do oxigênio e do nitrogênio.
Além desses componentes não podemos esquecer de um elemento como os aerossóis que são partículas de tamanho muito pequeno (de 0,002 µm a mais de de 100 µm) suspensas no ar com alta mobilidade. Podem apresentar inúmeras substâncias químicas como ácidos, (nitratos e sulfatos), compostos orgânicos, silicones e óxidos metálicos em sua composição. Além de afetar a visibilidade, causar danos à materiais, fauna e flora, podem causar sérios danos à saúde.
A compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas.
Os processos industriais de geração de energia e matéria com intensidade, concentração, tempo ou características que possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público como os veículos automotores e as queimadas são, dentre as atividades antrópicas, as maiores causas da introdução de substâncias poluentes à atmosfera, muitas delas tóxicas à saúde humana e responsáveis por danos à fauna e a flora e aos materiais de modo que a cada dia aumenta a necessidade de dar maior atenção ao monitoramento da qualidade do ar.
Além desses componentes não podemos esquecer de dois elementos como os aerossóis que são partículas de tamanho muito pequeno (de 0,002 µm a mais de de 100 µm) suspensas no ar com alta mobilidade. Podem apresentar inúmeras substâncias químicas como ácidos, (nitratos e sulfatos), compostos orgânicos, silicones e